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quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A CONQUISTA DA CLASSE C – Parte IV - Educação

Vejamos agora algumas sugestões a serem analisadas para a educação:
Educação Básica: criar o PROEPA, com a compra de vagas ociosas em escolas particulares para ofertar aos alunos da esfera pública que obtiverem os melhores índices de aproveitamento em exames nacionais;
Transporte Público: isentar os estudantes de famílias com renda inferior a quatro salários mínimos e menores de 21 anos, do pagamento de transporte. Um cadastro nacional deve ser feito para emissão de um cartão para cada estudante que se encaixe. A contra-partida deve ser a assiduidade escolar e as notas. A compensação financeira às empresas de ônibus deve vir da isenção de impostos federais para combustíveis e peças de manutenção dos veículos;
Educação Superior: o grande sonho de todo pai/mãe de família, principalmente o que chega à Classe C, é ver os filhos formados na faculdade ou profissionalizados. O PROUNI e o PRONATEC ajudaram muito nisso, mas as universidades públicas ainda estão mais ao alcance dos estudantes oriundos das escolas particulares e cursinhos por conta da educação pública ainda ser muito fraca.
As deficiências das esferas estadual e municipal na educação básica podem ser compensadas com a oferta de cursinhos preparatórios para o ENEM. O governo pode implantar esses cursinhos nas próprias escolas, em horários noturnos, ou construir novos centros, semelhantes aos galpões de exames médicos que sugerimos antes, talvez até anexos a estes, para aproveitar mais os terrenos. Mais uma vez, a administração e contratação deve ser privada, para tomada de decisões mais rápidas;
Primeiro Emprego: Os cursinhos gerariam empregos para os novos professores formados, mas só isso não basta. O governo pode criar programas educacionais e de atendimento para regiões desassistidas do país que incluam a contratação temporária dos jovens que se formarem nas universidades públicas. Tal medida vai realizar o próximo sonho do pai/mãe de família que chega à Classe C, que é ver os filhos trabalhando na profissão escolhida. A experiência nos programas vai ser preciosa no futuro encaixe do novo profissional no mercado de trabalho quando o serviço público terminar;
Educação Especializada (pós, mestrado e doutorado): o governo deve incentivar a abertura de mais cursos, fazer um PROUNI para mestrado e doutorado, incentivar que esses cursos sejam sempre, ou tenham a opção, de serem realizados no período noturno, pois os cursos diúrnos excluem o trabalhador. As universidades federais devem ser incentivadas a criar cursos de pós, mestrado e doutorado à distância, com os devidos cuidados de qualidade, possibilitando a especialização dos profissionais que moram mais longe e para ampliar a oferta;
O governo deve dar conhecimento, todos os meses, através dos sites, aplicativos de notícias e dos jornais alternativos, dos recursos liberados aos estados e municípios com destinação para a educação. “Dar a César o que é de César” e mostrar quem é quem na responsabilidade da educação.
Está mais do que na hora de regulamentar logo todo o processo de destinação dos recursos do Pré-Sal para educação. Esta é uma fonte crescente de recursos capaz de financiar todas essas mudanças, mas para isso deve ter sua destinação efetivamente funcionando.
Estas medidas em relação à educação, se viáveis e implantadas, democratizariam ainda mais a educação pública, ampliariam o acesso à universidade e à especialização. Esta, por sua vez, permitiria um incremento significativo na qualidade técnica dos serviços, na pesquisa e na produção do conhecimento.
Também aliviariam o bolso das famílias em relação aos gastos com educação e esse dinheiro poderia ser canalizado para investimentos em outras áreas do consumo diversificado na esfera de amplos interesses da classe C. O país sai ganhando duplamente, mantendo o consumo em alta.
Na próxima semana trataremos da tomada de algumas bandeiras da direita.
Continua... Clique aqui.

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